As questões de conformidade regulatória e legal

As leis e regulamentos federais, estabelecidos na sequência das crises financeiras e económicas iniciadas em 2008, desempenham um papel importante nos empréstimos OBF, e alguns estados também têm leis e regulamentos que regem esses empréstimos. As desconexões de serviços por falta de pagamento de empréstimos ou tarifas também podem ser uma preocupação, embora as taxas de incumprimento tenham provado ser muito baixas nos programas OBF.

empréstimo de 500 mil reais

Uma cooperativa também necessitará de uma fonte fiável de capital para sustentar o seu programa OBF. Embora algumas cooperativas tenham optado por utilizar reservas internas, existem muitas outras opções. A mais nova oferta da RUS, o Programa de Empréstimo para Eficiência Energética e Conservação, atraiu a atenção porque disponibiliza dinheiro para a cooperativa na mesma taxa que o governo federal paga. Outros programas cooperativos foram financiados pelo Programa de Empréstimos e Doações para Desenvolvimento Econômico Rural da RUS ou CFC.

A questão do empréstimo versus tarifa também terá de ser resolvida antecipadamente. Os empréstimos, mesmo quando pagos como parte da conta mensal de serviços públicos, são familiares tanto aos consumidores como aos parceiros financeiros da cooperativa. Os consumidores e os banqueiros podem estar menos habituados a acordos tarifários voluntários, mas estes são veículos rotineiros de recuperação de custos para cooperativas e outros serviços públicos. As tarifas, no entanto, têm a vantagem de estar mais estreitamente ligadas ao contador e, portanto, à casa onde foram feitas as melhorias financiadas, do que aos empréstimos.